Resumo das Obras de Flammarion

 

As Casas Mal Assombradas

Autor: Camille Flammarion


sinopse
Aventuras pitorescas, situações ridículas, processos judiciais, abusões e crendices, misoneísmos escolásticos constituem precioso acervo de conhecimentos úteis ao espiritista consciencioso e zeloso dos créditos da Doutrina, por entender que as "assombrações" que "assombram" as casas nada mais são que os espíritos desencarnados.


Narrações do Infinito

Autor: Camille Flammarion

                 

sinopse

Trata de observações feitas por Espírito recém-desencarnado acerca do seu passado e da história da Terra. Objetiva comprovar a sobrevivência do ser e a lei da reencarnação. Através de cinco narrativas, em forma de diálogo, apresenta assuntos como: alma das plantas; diversidade das existências planetárias; formas vivas desconhecidas da Terra; transmissão sucessiva da luz no espaço; planetas de vida superior e vidas anteriores. Afirma a existência da vida em outros mundos e atesta o equilíbrio e a afinidade existente em toda a criação divina.


Urânia

Autor: Camille Flammarion

sinopse
Relata o encontro onírico entre um jovem e Urânia, a musa da Astronomia, tecendo considerações sobre astronomia e espiritualismo. Narra vários contatos espirituais ocorridos durante o sono e comprovados por fatos posteriores. Através da alternância entre a ficção e a Ciência, fala da vida em outros planetas, da extensão e constituição do Universo e da realidade do Espírito e do Plano Espiritual. Os episódios, investigações e reflexões são reunidos, como em um ensaio, trazendo algumas balizas para a compreensão do grande problema do homem — conhecer seu universo e sua origem.


O Fim do Mundo

Autor: Camille Flammarion 


sinopse
Cataloga teorias sobre o fim do mundo, objetivando estudar as transformações da Terra e sua evolução no espaço infinito. Apresenta 14 capítulos, divididos em duas partes: a primeira, falando do século XXV, aborda temas como: o cometa; como acabará o mundo; o Concílio do Vaticano e a crença no fim do mundo; a segunda, considera a Terra daqui a dez milhões de anos, com suas metamorfoses, as etapas futuras e seu último dia. Analisa a pluralidade dos mundos habitados, mostrando o Universo repleto de mundos e estrelas, de almas e de sóis, provando que a criação é eterna e não comporta começo nem fim.


Deus Na Natureza

Autor: Camille Flammarion

sinopse
Apresenta estudo sobre a existência de Deus, objetivando provar, através do método científico aplicado à natureza, a existência de "uma causa inteligente, agindo universal e eternamente". Aborda, nos cinco tomos em que está dividida, assuntos como: ateísmo; força e matéria; idéia de Deus segundo os homens; instinto e inteligência; leis do Universo e origem dos seres. Conclui que a natureza, interpretada pela Ciência, demonstra a presença de Deus, força inteligente e universal ternura, que constrói sem cessar "formas inumeráveis de uma vida que se perpetua por amor e que jamais se extingue".


Estela

Autor: Camille Flammarion

sinopse
Aborda a importância da astronomia, objetivando a busca da verdade. Através de romance, mostra a sintonia perfeita entre Rafael e Estela, dois seres que denotam elevada evolução espiritual. Rafael "possuía, em grau supremo, a força moral e intelectual, e se consagrara, especialmente, ao estudo do céu, tendo extraído dos conhecimentos astronômicos uma filosofia religiosa..." Estela "era mais sublime ainda. Infatigável, curiosa dos grandes problemas, olhar aberto para o desconhecido, tanto quanto ele, vivia no céu, mas era particularmente dotada dessa idealidade sutil e misteriosa, à qual o homem jamais atinge e parece reservada, na Terra, às delicadezas do sistema nervoso da mulher". Convida à fé raciocinada amparada pela luz da Ciência, concluindo que quanto mais elevada é a alma mais céu nela se contém e mais é capaz de amar.


O Desconhecido e os Problemas Psiquicos (Vol I e II)

Autor: Camille Flammarion

sinopse
Objetiva alcançar a verdade, através de ensaio de análise científica dos fatos considerados sobrenaturais ou imaginários. Aborda temas como: manifestações de moribundos; aparições; telepatia; comunicações psíquicas; sugestão mental; vista a distância; sonhos e predições do futuro, classificando, metodicamente, os fenômenos citados e procurando explicá-los. Constitui-se numa tese de estudo científico, concluindo que a alma é uma personalidade real, com faculdades ainda desconhecidas da Ciência. Convida-nos ao estudo e ao trabalho na busca do conhecimento deste mundo invisível.


A Morte e o seu Mistério (Vol. I, II e III)

Autor: Camille Flammarion

sinopse
São três volumes da mais alta substância sobre a importante temática que o próprio título define.  Cada volume trata, em seqüência, dos assuntos:  1. Antes da Morte;  2. Durante a Morte; 3. Depois da Morte.  As matérias são demoradamente analisadas, oferecendo fartas explicações comprovadas  por aparições, ocorrências de premonição e telepatia etc.  É um estudo valioso do eminente sábio francês, sempre útil e atual.